21 de nov de 2013

Cinturão Digital: 39 prefeituras têm projetos aprovados



CinturãoA Etice divulgou o resultado do Edital para que as prefeituras se conectem ao Cinturão Digital do Ceará. Trinta e nove prefeituras tiveram seus projetos aprovados. As prefeituras poderão transportar até 150 Mbps por proposta apresentada. Em contrapartida o município deve instalar e manter acesso a internet nas escolas e nas praças da sede por meio de Wifi.

Os municípios beneficiados são: Apuiares, Ararendá, Araripe, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim,, Capistrano, Cariré, Cascavel, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Forquilha, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icapuí, Ipaporanga, Ipueiras, Itaitinga, Itapipoca, Itarema, Jaguaribara, Jaguaribe, Maranguape, Massapê, Milhã, Mombaça, Mucambo, Novo Oriente, Paracuru, Paramoti, Pentecoste, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Redenção , Reriutaba, Santana do Acaraú, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tianguá, Uruburetama, Uruoca, Varjota.

As prefeituras beneficiadas se juntarão a Banabuiú, Sobral, Viçosa do Ceará, Tauá e Quixadá, que foram conectadas em 2012.

A Etice prepara novo Edital para credenciamento de provedores interessados em contratar enlaces de transporte de dados em cotas de 200 Mbps. O objetivo é massificar o acesso de qualidade com baixo custo nas residências dos cearenses.

O CDC constitui de uma infraestrutura de 3.000 Km de fibra óptica com capacidade de cobertura de 90% da população urbana do Estado, sendo a maior rede pública de banda larga do Brasil. A determinação do governador Cid Gomes de dar ao CDC a importância de projeto estratégico para o Estado, levou à construção de uma rede de transmissão de dados pioneira e que já é vista como modelo para outros estados. O Cinturão permite a conectividade dos cidadãos em alta velocidade. Serviços públicos já estão sendo beneficiados com aplicações de telemedicina, educação a distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância, entre muitos outros.

20.11.2013
Assessoria de Imprensa Etice
Caio Pinheiro ( caio.pinheiro@etice.ce.gov.br / 85 3101.6618)

Nenhum comentário:

Postar um comentário