19 de jun de 2013

Novo Oriente vai mesmo parar?


FOTO: Silvania Claudino

O Comitê das Águas do Flor do Campo, está articulando, para daqui a pouco, a partir das 17h, uma reunião que visa discutir a paralisação de quinta e sexta-feira, (20 e 21/06). Os manifestantes querem impedir a abertura das comportas do Açude Flor do Campo para que a água siga via leito seco do rio Poty para o Açude Carnaubal em Crateús. A ideia é a construção de adutora, mas segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com a abertura das comportas a água chegará ao destino final.

Desde o dia 06 de junho a Cogerh vem realizando ações de desobstrução e abertura de passagens molhadas do leito do Rio Poty, no trecho entre os municípios de Novo Oriente e Crateús. A Companhia, em parceria com hidrólogos da Universidade Federal do Ceará, concluiu que com a liberação de água pelo rio aproveita-se parte do volume do açude Flor do Campo, que seria consumido pelo fenômeno da evaporação devido a diminuição da área da superfície formada pela água.
 Estima-se que nesta operação será liberado o volume de 7 milhões de m3 a partir do açude Flor do Campo e que, deste montante, cerca de 65% chegue ao açude Carnaubal, em torno de 4,5 milhões de m3, suficiente para garantir o abastecimento de Crateús até fevereiro de 2014 e para manter uma reserva no açude Flor do Campo suficiente para abastecer o município de Novo Oriente até dezembro de 2014, mesmo na hipótese de ocorrência de reduzida precipitação nesta região na quadra chuvosa de 2014, comparável à seca de 2012.
A reserva hídrica atual do açude Carnaubal é da ordem de 319 mil metros cúbicos e da Barragem do Batalhão 756 mil metros cúbicos.
Convidamos todos para a reunião hoje a tarde, a partir das 17h no JH Clube, a na pauta da reunião discutiremos a manifestação em protesto ao desperdício das águas do Açude Flor do Campo. Desde já agradecemos sua participação.
CARTA DE PROTESTO DA COMISSÃO GESTORA DO AÇUDE FLOR DO CAMPO AO COMITÊ DE BACIAS DOS SERTÕES DE CRATEÚS E À COMPANHIA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - COGERH



CARTA DE PROTESTO DA COMISSÃO GESTORA DO AÇUDE FLOR DO CAMPO AO COMITÊ DE BACIAS DOS SERTÕES DE CRATEÚS E À COMPANHIA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - COGERH

Com informações da assessoria de comunicação da COGERH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário