18 de jun de 2013

Novo Oriente cria movimento em defesa das águas do Flor do Campo

Novo Oriente tem vivido dias atípicos, é que nos últimos meses o assunto por aqui é o Açude Flor do Campo. A população por um lado, defende a não transposição via leito seco (Rio Poty) para a cidade vizinha de Crateús, mas, o governo do estado, parece que está decidido e vai mesmo abrir as comportas do açude, último reservatório da região.
A população local criou um movimento em defesa das nossas águas e está se organizando pelas redes sociais, (como mostra o banner da manifestação) para na próxima quinta-feira, 20, com a vinda, (21), do Governador Cid Gomes, parar a cidade.
O assunto está se repercutindo e ganhando destaque na mídia nacional, como mostrou na última segunda-feira, 18, o telejornal Bom Dia Brasil da Rede Globo, http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/t/edicoes/v/seca-bota-em-pe-de-guerra-dois-municipios-vizinhos-no-ceara/2638069/.
Para a estudante de Fonoaudiologia, Juscelia Peixoto, “eles, (as autoridades governo do estado e empresas que administram o açude), não podem tomar decisões por cima de tudo é de todos. A população é a maioria. A água da flor do Campo não pode ser desperdiçada. Se querem abastecer Crateús que usem outros meios.” Reivindica.

O advogado, David Sousa, desabafa: Pelo que parece, teremos que reabrir nossa cisternas, encher os pneus dos "mané-magros", comprar tambores, baldes, e, outros recipientes para armazenarmos água - água esta que em breve deverá ser comprada, pois as comportas serão mesmo abertas quinta-feira 20/06 (conforme COGERH). Agora o Secretário Senhor Nelson Martins querer fazer a gente de besta, falar em burocracia com licitação e falta de bombas no mercado, quando na própria região metropolitana de Fortaleza existem fábricas de bombas para poços artesianos e o Senhor Secretário também parece não saber que por motivo de urgência e emergência, bem como em situações de calamidade pública, as barreiras da burocracia em processos de licitação são dispensadas, aliás ele sabe sim disso, pois recordo-me muito bem quando o nobre Secretário, então Deputado Estadual Nelson Martins, saía em defesa da Ex-prefeita de Fortaleza Luiziane Lins quando questionavam-se acerca de alguns processos licitatórios.” Conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário