2 de out de 2012

Weslei Safadão e Banda Garota Safada, Solteirões e Forró de Kabra Macho, animam aniversário de Novo Oriente/Ce




Além da programação oficial das comemorações do aniversário de 55 anos de Novo Oriente, a festa será regada a muito forró. A Praça da Matriz ficará pequena para receber o melhor do forró, Garota Safada e Weslei Safadão, Solteirões do Forró e Forró de Kabra machono dia dez de outubro quando a cidade completa 55 anos de emancipação política.
A prefeitura local, não se poupou e preparou o melhor para brindar a nova idade da linda Novo Oriente.
O nome Novo Oriente surgiu do primeiro sacerdote da localidade, padre Afonso de Gouveia, vigário de Independência, que veio celebrar a primeira missa. Na ocasião, o mesmo, achando a situação geográfica com muitos montes, lembrou-se do Oriente e teve a ideia de atribuir a esta região, o poético nome de Novo Oriente.
Novo Oriente foi parte do território piauiense, como Crateús e Independência. No século XIX, passou a pertencer ao Ceará, com a troca do Vale do Rio Poty que era Piauí, com o Porto de Amarração, litoral do Ceará, hoje denominado Luis Correia. A lei geral 3.012 de 22 de outubro de 1880 regulamentou a permuta.
No século XVIII quando Príncipe Imperial, hoje Crateús e Pelo Sinal, hoje Independência, eram apenas grandes fazendas de criar gado, os vaqueiros eram poucos e percebiam o desaparecimento de animais no fim do inverno, quando decidiam se aventurar mata adentro, seguindo o curso do rio Poty, em busca do gado que sumia. A observação cuidadosa dos vaqueiros os fez encontrar rastros de gado. Foram rastreando as marcas deixadas pelos animais e abrindo veredas na mata fechada que chegaram a uma bela paisagem, onde havia uma grande lagoa, cercada de mato. Foi desvendado o caminho do veraneio do gado. (Livro - Novo Oriente: Uma Construção Histórica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário