9 de fev de 2011

O Jogo do Poder - Monólogo para Um Ator, marca a volta de Ivan Lima aos palcos de Goiania.

Ator Ivan Lima durante ensaio da Peça: O jogo do Poder - Monólogo  de um Ator.



O espetáculo faz parte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. E terá o Apoio Cultural de SESI-FIESP

A peça

O jogo do Poder - Monólogo para um Ator, segundo a própria autora, Maria Helena Kuhner, nasce de um fato real: o afastamento de um ator do teatro em virtude da direção que sua carreira tomou, e a dor resultante deste processo. Trajetória que se confunde com a do Ator Ivan Lima, erradicado em Goiânia há 20 anos, após abandonar os Palcos Paulistanos e viver durante dois anos na Índia.
O texto enfatiza o jogo do ator, sua luta, desde seu contato primeiro, ainda impressentido e exterior com o personagem, observando-lhe os gestos, o corpo, a voz, a maneira de falar, de se vestir (que tudo isso fala de alguém, de quem é esse alguém), deixando que ele se torne uma presença. A busca do ator, com seus vetores duplos: entrega/ distância, integração/ observação, viver/analisar, experimentar/ refletir, elaborando, mergulhando fundo no personagem e voltando à tona, parando para rever o que a intuição o leva a apanhar em seu mergulho, e a razão a seguir lhe mostra  em plena luz, para apreender sob outro ponto de vista. Desse jogo, revivido e repensado, a atitude tomada em cena pelo Ator – que vai fazer rever/ repensar o próprio sentido do teatro.” Maria Helena Kuhner.
Mas esta versão do texto de Maria Helena Kuhner traz algumas surpresas, assim como na trajetória de Ivan Lima, vinte anos depois, o teatro ressurge pelas mãos de Marcia Marina da Silva, Psicanalista e  Diretora do Núcleo Freudiano de Psicanálise em Goiânia, num convite para dirigir a peça Laio.
Após “este mergulho” no labor diário do ator, quando acaba o texto do Monólogo surge inesperadamente uma surpresa, em que o ator Ivan Lima encena um trecho de “Mercador de Veneza” de William Skespeare como encerramento da peça. Unindo assim o clássico ao moderno, numa trajetória de retorno as suas origens e do teatro.








SERVIÇO:
Peça: O jogo do Poder - Monólogo para um Ator 
Data: 19 e 20 de março
Local: TEATRO SESI – Goiânia-GO
Direção - Renato Mendonça Lucas
Cenografia e figurino - Paula Fernanda Santos Mauri
Assistente de direção - Cristiano da Silva Martins ,
Assistente de direção e making off fotográfico - Livia Jacinto Lemos
Concepção de Iluminação - Rodrigo Horse

O Ator.
Formou-se Ator e Diretor Teatral pelo Conservatório Nacional de Teatro do Rio de Janeiro, estudou com os Professores Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Sua estréia no teatro foi em 1965 com a Comedie Française, na peça de Feydeau, Um Fil a La Patte, logo após participou de A Peregrina de W.B.Yeats, Santa Joana de Bernard Shaw.
Em 1968, um Gosto de Mel de Shelai Delaney, onde ganhou o Prêmio de Revelação.
Em São Paulo, estréiou em 1970 com Os Mistérios do Amor de Eduardo Borsato, participando entre outros espetáculos de O Comprador de Fazendas, com Dulcina de Morais, A Vida Escrachada com Marília Pera, A Ratoeira, com Irene Ravache e Joana Fomm,Tem Banana na Banda, com Darlene Glória, A Viagem, Antonica da Silva , Bye Bye Pororoca,Boy Meets Boy, HAIR, A Paixão de Drácula, GENI, Afinal Uma Mulher de Negócios - novamente com Irene Ravache, Perfume de Camélia,A Barca de Veneza, Tartufo, com Paulo Autram, São Paulo Nigth Andei, Vison Voador, 1789 Revolução Francesa (com Maurice Bèjart),entre outros.
Como Diretor Teatral fez Como é chato ser Deus, Os Mistérios do Amor, A Paixão de Drácula, Amor de Poeta, Na Alemanha dirigiu Dichterliebe na Ópera de Dusseldorf, “Amor de Poeta-Clara Schuman” com Irene Ravache.
Ivan Lima já fez mais de 500 comerciais para TV, e continua como um dos atores que mais faz comerciais em Goiânia.
Em 2010, em Goânia, dirigiu Laio (sucesso de público), Olho de Edgard Allan Poe, para a Cia. 0ops!.(Considerado um dos melhores espetáculos do Ano). Fez para a Secretaria de Cultura, na Virada Cultural, uma performance “Dialogando com Quintana”, para a SECULT, faz neste mês de dezembro, “Contos de Natal”, por vários pontos da cidade de Goiânia, junto com os atores Renata Caetano, João Bosco e Sandra Santiago. Neste momento, está montando de seu novo espetáculo: Monólogo para um Ator.


Nenhum comentário:

Postar um comentário