26 de ago de 2010

Entenda o Twitter

Hoje cheguei cedo no trabalho e tinha que ir no Semiário que a Fiocruz Brasília está organizando. É uma análise sobre a Gripe A e relação entre Saúde Pública e a imprensa brasíleira. Tá legal o bate papo! Seguinte: a Fiocruz convidou especialistas em saúde Públicas, orgãos do governo e jornalistas dos principais jornais do DF para discutirem o que foi a Gripe A no Brasil os mitos e verdades sobre a pandemia que abalou a sociedade Brasileira. ao longo de um ano. Mas o que isso tem a ver com o artigo do Cláudio Torres? Enfim, Sabemos que os orgãos públicos ainda não "cairam" na real sobre a importância que as redes sociais tem nesse contexto da notícia e pouco dão enfase a esta nova ferramenta de comunicação.
Vc de repente é expert em midias digitais e ao ler esse artigo se decepciona, pois nada mais é do que seu trabalho. Sugiro que ao invés de se indignar, ajude nos a difundir e a espalhar a outras pessoas leigas, digamos assim em redes sociais.

Artigo de Cláudio Torres, consultor em marketing digital e mídias sociais, autor do livro A Bíblia do Marketing Digital, publicado originalmente em 23-03-2009 0

O que é o Twitter ?

O Twitter foi fundado em março de 2006 Obvious Corp. de São Francisco.
O Twitter é uma rede social que permite que os usuários enviem atualizações pessoais, contendo apenas texto, em menos de 140 caracteres via o www.twitter.com, SMS, e-mail, ou algum programa instalado no computador, como o TweetDeck.
A idéia é contar sua vida através da resposta, em 140 caracteres, de uma simples pergunta : “What are you doing now ?”.
A resposta é atualizada em seu perfil, na sequência que é escrita, e enviada a todos os seus seguidores.

Porquê tanto sucesso ?

O Twitter realmente começou no contexto de acompanhar a vida do seu amigo, ou colega de trabalho. Quase um diário de adolescente. Por isso, estampa até hoje, sobre a caixa de texto a pergunta : “What are you doing now ?”.
Mas o Twitter foi descoberto pelos blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para atualizações frequentes de informações, com links e fotos, num conceito chamado de microblogging. Este mesmo blog é tuitado no Publicidadeweb.
Isso fez com que novos adeptos surgissem, e que perfis de profissionais, como Fabio Fernandes e Marcelo Tas, se juntassem a uma multidão que inclui vários jornalistas e blogueiros brasileiros.
Uma das vantagens do Twitter é a rápida atualização, a possibilidade de seguir quem você quer, e mais importante : A facilidade de usá-lo com Black Berry, I-Phone ou outros SmartPhones.
No final, o Twitter virou um grande Blog coletivo, atualizado por dispositivos Mobile, e que permite a você seguir informações de modo quase on-line.

Como funciona o Twitter ?

O Twitter tem um conceito simples e revolucionário. Você cria o seu perfil, com um Avatar e uma pequena descrição ( chamada Bio ).
A partir daí você começa a escrever, pequenas mensagens com até 140 caracteres, falando o que quiser, seja o que está fazendo, seja uma informação que você acha interessante, seja uma foto tirada com seu celular, e por aí vai.
Para ler as atualizações de outras pessoas, você primeiro vai ao “Peopple Search”, a ferramenta de busca do Twitter, e procura por nome ou assunto.
Se você encontra uma pessoa que te interessa seguir, você clica no Avatar dela e clica em “Follow”. Pronto, tudo o que ela escrever passa a aparecer na sua página de entrada no twitter. Assim se você seguir 10 pessoas, sua página de entrada vai mostrar o que você e estas 10 pessoas escreveram, na ordem cronológica.
Você pode ainda definir se quer enviar estas atualizações por e-mail, SMS, etc…
Se alguém se interessar pelo que você escreve, irá segui-lo e ficar atualizada.
Aos poucos surgiram o TwitPic, uma ferramenta que permite tuitar fotos ( os seguidores vêem a descrição e o link da foto ), o Tinyurl, uma ferramenta que permite colocar URLs grandes mas que aparecem pequenas no Twitter ( para economizar os escassos 140 caracteres ), e muitos outros aplicativos que descrevo nesto artigo 7 ferramentas essenciais do Twitter.
Além disso, você pode dizer que esta falando com alguem do seu grupo colocando o nome com @. “@marcelotas como é o assunto do WSJ ?” ( é uma mensagem direcionada para o Marcelo Tas, mas que todos vão ver ).
Se você quer indicar que se trata de um assunto importante, que você depois quer identificar em buscas no Twitter, você utiliza o caractere # ( chamado Tag, ou HashTag ).
O Tag permite que você fale sobre #publicidade, e que depois pesquise #publicidade e encontre todos os tuits sobre o assunto, mesmo os que não foram enviados para você com o @.

E daí ?

O Twitter está se transformando em um fenômeno de mídia social e microblogging no Brasil. E já permite diversas ações de Marketing Viral e Marketing de Conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário