26 de ago de 2010

Dicas de Marketing Pessoal >>> Siga!

De nada adianta ter um bom curriculo, é preciso saber lidar com as exigências do mercado de trabalho...
Trago esse artigo fantástico sobre o Marketing Pessoal!


O Diário.com
Ingressar no mercado de trabalho e até mesmo se manter nele não é uma das tarefas mais fáceis. O mercado está cada vez mais exigente e a concorrência cresce a cada dia. Para conseguir se adequar às exigências e se consolidar num emprego, enxergando possibilidades futuras de promoção, investir no marketing pessoal pode fazer toda a diferença.
O marketing pessoal é caracterizado pelo conjunto de estratégias individuais desenvolvido pelo empregado com a finalidade de garantir maior visibilidade perante seus chefes e colegas, mostrando seus valores, suas qualidades e sua importância para a empresa na qual faz parte.
De acordo com o professor do curso de Administração do Cesumar, José Renato de Paula Lamberti, a primeira ação de marketing pessoal para aqueles que querem ingressar ou alçar voos mais altos no mercado de trabalho é passar constantemente por uma reciclagem profissional.
"Procurar novos cursos, estudar e buscar melhor capacitação é uma iniciativa que os patrões reconhecem e que agregam valores importantes para os que já estão empregados, ou para os que buscam um emprego", diz.
Outra atitude que faz parte dessa modalidade de marketing e que joga a favor do empregado é o seu comportamento dentro da empresa, pois é como a pessoa se veste, conversa, se relaciona e age que vai sinalizar para o mercado quem ela é.
Desse modo, privilegie roupas sem extravagância, não exagere no perfume, tenha cabelo e barba bem feitos e, no caso das mulheres, evite maquiagens gritantes e decotes. Manter um bom vocabulário e saber se portar nas mais distintas situações também é primordial.
Lamberti aconselha, ainda, que os indivíduos sejam empreendedores dentro de seu ambiente de trabalho e não apenas simples empregados.
"Isso porque o empreendedor sabe lidar com conflitos, trabalhar em equipe, transmitir segurança, enxergar novas possibilidades e inovar no que for preciso, ao passo em que o empregado tem apenas como meta cumprir o seu horário e acatar ordens", revela.

Humildade e planejamento

Passar a imagem de humilde e interessado é outra dica importante. Se o profissional for designado para alguma função que não se sinta seguro para realizar, o melhor que ele tem a fazer é reconhecer suas limitações e tentar aprender, pois o chefe levará esse esforço em consideração.
Além disso, ter um planejamento quanto ao futuro profissional também é indispensável, por isso, o professor Lamberti recomenda: tenha a carreira na mão. "O empregado tem que ser organizado e saber exatamente onde quer chegar. Não são os pais, professores ou patrões que tomam conta da carreira de alguém, mas, sim, o próprio indivíduo. Evoluir só depende dele".
Essas são algumas das ações que promovem o marketing pessoal e que podem ser absolutamente necessárias para carreira de qualquer profissional, independente da função exercida.
Portanto, incorpore estas atitudes e fique tranquilo, pois com certeza seu chefe saberá quem você é e qual o seu potencial dentro da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário